O mobiliário sempre refletiu o pensamento da sociedade que o cria. Tanto que alguns estilos de decoração remetem a épocas específicas, como o vitoriano e o retrô. E assim como no passado, com o mobiliário atual não é diferente, cada vez mais nossa decoração transmite valores próprios da sociedade contemporânea como ocupação de espaços, sustentabilidade e resgate do passado.

Pensando nisso, trouxemos um copilado das principais tendências evidenciadas pelo setor e que serão vistas em produtos a partir de 2017:

Cores de 2017
A marca americana de tintas Behr listou em seu site as cores que serão tendências em 2017. Elas estão divididas em 3 paletas de estilo: Confortável, Composta e Confiante. Segundo a marca, as tendências podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas entre si, sendo assim uma boa inspiração para os profissionais da área.

Confiante: Essa é uma paleta de cores mais divertida, ela consiste em combinar cores vivas (não muito convencionais) como o vermelho-alaranjado, verde-água e um azul puxado para o roxo. O charme dessa paleta é justamente o contraste entre cores.
Na cozinha, paredes verde-água ou musgo combinam muito bem com mobiliários pretos e brancos (com ferragens para armários acompanhando o tom da paleta) criando um ambiente moderno e divertido.

Composta: Essa tendência segue a linha dos tons da natureza, criando camadas de cor com objetos e indo suavemente de uma cor para outra (em uma linha mais harmônica). Tons como Aqua, verde musgo, cinza, marrom e alguns roxos terrosos estarão em alta nesse estilo, mas ao contrário da paleta confiante, ela evita contrastes muito fortes entre cores.
No quarto, o clássico e o moderno se misturam com tons fortes de cinza sendo combinados com marrom e azul marinho.

Confortável: Essa paleta já vem sendo tendência nos últimos anos e ganhará força em 2017. Com um ar Vintage, ela traz cor e delicadeza à decoração, mas ao contrário da confiante, utiliza essencialmente tons pastéis e cores mais suaves como o azul celeste, creme, areia, bege e o rosa bebê para iluminar e trazer um toque delicado aos ambientes.
Na sala e ambientes de convivência, tons claros de verde harmonizam muito bem com madeiras mais claras.

Na mesma linha da Behr, o site Habitus Brasil listou algumas cores que serão referência para móveis. Segundo a publicação, paletas como Crimson (tons de vermelho e vinho), Azul Cerulean (próximo ao azul celeste), o Rose e tons de caramelo serão tendências fortes no mercado em 2017.

Móveis Híbridos
Indo ao encontro das características da sociedade contemporânea, como o reaproveitamento de espaços, integração com o grupo e com a natureza, uma tendência forte para os próximos anos são os móveis híbridos, aqueles que servem para mais de um ambiente ou um propósito. Esse estilo de móvel vem para suprir a demanda por móveis multifuncionais e que se adaptem a pequenos ambientes como estúdios e apartamentos.
Mesas com vários compartimentos e aberturas, que podem ser utilizadas tanto em escritórios, quanto em casas e quartos, são o carro-chefe desse mobiliário. Assim como bancadas, sofás que viram camas (o bom e velho sofá-cama) e outros móveis com compartimentos. Na cozinha, ilhas centrais que servem como mesa e armário são uma forte tendência.

Materiais
O Salão de Milão trouxe algumas tendências em materiais que poderão ser observadas em móveis nos próximos anos, entre elas está a marcenaria rústica. Madeiras claras, como o bambu, foram materiais recorrentes. Mas o grande destaque do salão foram os acabamentos rústicos das peças, com furos, linhas assimétricas e móveis que seguem o formato natural da madeira.
O metal também deve ser observado com mais carinho nos próximos anos. Com cada vez mais ferragens aparentes, principalmente em projetos onde a marcenaria rústica é o foco.
Armários, cadeiras e objetos de decoração na linha da serralheria também são boas apostas do que veremos no mercado nos próximos anos.

Quer mais dicas como essas? Baixe o nosso E-book “Guia de Segurança do Moveleiro 2017” e confira as dicas certeiras dos profissionais do ramo para aumentar a qualidade de seus projetos, além das principais tendências e inovações no mercado.