Mais do que uma feira de novidades, a FIMMA Brasil é uma das maiores do mundo no segmento, seja em participação ou volume de negócios. Ela é importantíssima para o mercado moveleiro pois durante 4 dias, estarão ali reunidos os principais players do setor, expondo seus lançamentos, produtos, serviços e inovações. O que é uma ótima oportunidade para fechar grandes parcerias e ótimos negócios.
Porém, para aproveitar tudo o que a FIMMA tem a oferecer é preciso ser estratégico. Afinal, são mais de 550 marcas expositoras, de 30 países diferentes e apenas 4 dias de feira. Para te ajudar a se preparar e aproveitar da melhor maneira o que a feira tem a oferecer, preparamos 5 dicas de como aproveitar melhor a FIMMA 2017. Confira:

Informe-se
Antes de definir a sua ida ou da sua empresa, é preciso conhecer bem o evento, saber do que se trata, qual o foco, qual o público, quem participará e, principalmente, quais as vantagens de participar.
Faça uma pesquisa prévia a respeito, converse com pessoas que já participaram e acesse o site. Isso vai lhe trazer mais segurança quanto ao que você pode conseguir, além de um panorama sobre a experiência que o aguarda na feira.

Trace uma estratégia
Após uma breve pesquisa e com a sua ida já definida, é hora de pensar estrategicamente o evento. Muitos profissionais negligenciam essa parte, apostando mais no seu feeling e na sua experiência. Isso é algo arriscado, uma vez que pequenas distrações ou escolhas erradas podem tomar um tempo precioso, que poderia estar sendo gasto com algum cliente importante ou fechando algum negócio.
Para evitar isso, o ideal é traçar uma estratégia de visita para cada dia. Primeiro, defina um objetivo: você vai fechar negócios ou estudar o mercado? Se for fechar negócios, você pode olhar previamente o mapa do evento e eliminar os expositores que não tem nada a oferecer ao seu produto, e em um segundo momento, definir pessoas ou empresas chave que você gostaria de conversar.

Você pode ligar previamente para os expositores que mais lhe interessam e agendar uma reunião. Isso vai trazer vai assertividade para a sua estratégia.

Mas se o objetivo for networking, dê preferência para os eventos ou visite o máximo de estandes que conseguir, nunca se sabe quando uma ótima oportunidade está esperando por você.

Fique confortável
Em um evento tão importante quanto a FIMMA, você não pode se dar ao luxo de estar cansado ou desconfortável. Nos dias de feira, dê preferência para roupas leves, sapatos confortáveis e leve apenas o essencial para apresentar a sua empresa. Como o fluxo de pessoas é enorme entre os estandes e eventos, perder um negócio por estar cansado ou desorganizado é impensável.
Outra dica importante é não trabalhar durante o evento. Sabemos que é difícil parar tudo para focar só na feira, mas é por um bom motivo. Deixe o trabalho e os “pepinos” diários para depois, na volta ou no hotel. Esteja 100% focado, isso evita que você pareça desorganizado na frente de um potencial parceiro e te deixa livre para aproveitar todas as oportunidades que surgirão.

Seja assertivo
Uma vez programado e confortável, busque ser assertivo em suas escolhas e decisões. Cumpra à risca o seu cronograma do dia e evite perder muito tempo em conversas e eventos desnecessários. Muitas vezes encontramos conhecidos e uma conversa se torna inevitável, mas é importante que elas não tomem tempo crucial do que realmente importa.
E quanto as negociações, a dica é evitar sair de um estande sem ter alguma proposta em mãos ou, pelo menos, sem pegar algum contato.

Não use “abordagens padrão”. Inicie a conversa de forma única com cada cliente. Esse cuidado reflete positivamente no seu relacionamento com o potencial parceiro.

Mantenha contato
O pós-feira é tão importante quanto a própria. É nele que as parcerias são consolidadas e as oportunidades são discutidas mais a fundo. Para evitar que o prospect esqueça da sua empresa após a FIMMA, envie pelo menos um e-mail no dia posterior. Pode ser uma oferta, um catálogo ou apenas um olá, o segredo é não deixar o networking morrer, pois isso pode render oportunidades futuras de negócio.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a aproveitar FIMMA Brasil da melhor forma possível. E uma vez lá, não deixe de nos visitar e conferir nossas novidades!

Nosso estande está localizado no Pavilhão A, com acesso pelas ruas 10 e 11 (logo à direita do hall de entrada).

Estaremos esperando por você!