Entre os dias 28 e 31 de março, o Fundaparque, em Bento Gonçalves, foi a vitrine do que há de mais recente, tecnológico e inovador do mercado moveleiro mundial: a FIMMA Brasil. A 5ª maior feira do mundo no setor recebeu, nos seus quatro dias, mais de 25 mil pessoas e contou com 360 expositores e 500 marcas reunidas, movimentando mais de U$$290 milhões em negócios.

Com foco na troca de conhecimento e desenvolvimento de novas parcerias, estivemos presentes no evento apresentando uma ampla linha de produtos e inovações. Você pode conferir nossos lançamentos, e mais números da FIMMA, no primeiro post do nosso especial sobre a feira.

Além de boas parcerias, a FIMMA é um evento para conhecer as tendências do setor moveleiro para os próximos anos, e nessa edição não foi diferente. Dando continuidade ao nosso especial, confira abaixo as 4 principais tendências em ferragens e acessórios para móveis que vimos na FIMMA Brasil 2017.

4 Tendências em ferragens e acessórios para móveis

Acabamento em inox
A primeira tendência é uma combinação que tem estado em alta em diversos projetos: as ferragens com acabamento em inox. Geralmente desenvolvidas com linhas arrojadas e foco decorativo, elas se destacam por oferecer um ponto de destaque ao design do móvel, suavizando a sobriedade de projetos com cores mais escuras e trazendo personalidade ao móvel.

Ferragens e perfis de acabamento liso
Outra tendência vista em praticamente todos os estandes da FIMMA 2017, são as ferragens e perfis de acabamento liso. Esse tipo de acessório ganhou bastante espaço pois oferece uma opção elegante e moderna para diversos tipos de móveis e ambientes. Além disso, esse modelo proporciona uma durabilidade maior para o móvel, pois diferentemente dos puxadores convencionais, os perfis não quebram facilmente.

Ferragens embutidas e com abertura facilitada
A praticidade e a funcionalidade também tiveram espaço na feira. Foi possível identificar, na grande maioria dos estandes, novidades e soluções em ferragens embutidas (invisíveis). Diferentemente dos modelos tradicionais, elas proporcionam a abertura de portas e gavetas de forma facilitada, seja com um toque ou abertura vertical completa no caso de balcões.

Portas de correr
E como esperado, os sistemas para portas de correr foram onipresentes em todos os estandes, provando a demanda cada vez maior por esse tipo de produto. Seja pela sua funcionalidade e adaptabilidade a qualquer projeto, ou por proporcionar um acabamento mais requintado e clean, em conjunto com perfis puxadores.

A grande novidade ficou por conta dos sistemas compactos, como o Jr6-60 da Ez’door, que oferecem o mesmo conforto e a segurança dos modelos tradicionais, também para trilhos menores, com 60mm de aplicação. Saiba mais sobre esse tipo de ferragem em nosso post “Portas de Correr: a melhor solução para o setor moveleiro”.