Saber eleger o tipo de porta dos seus armários é crucial para garantir conforto e qualidade nos seus projetos mobiliários. Descubra aqui as diferenças entre os modelos amplamente utilizados!

Contar com um mobiliário prático e funcional é essencial para criar espaços que simplifiquem a rotina diária das pessoas e permitam um melhor aproveitamento dos ambientes.

Escolher de forma certa o tipo de porta dos armários que compõem os ambientes garante eficiência, beleza e conforto a qualquer projeto mobiliário, aspecto que faz toda a diferença, proporcionado espaços sofisticados e modernos.

Nesse sentido, cada porta de um armário é classificada de acordo com a forma como se abre. Por isso é interessante conhecer cada tipo de porta para saber identificar cada uma pelo nome correto e não errar na hora da compra.

Neste artigo vamos nos referir a dois modelos amplamente utilizados em projetos mobiliários: as portas de giro e as portas basculantes.

Preparado para conhecer suas principais características e diferenças?

Então, continue lendo!

Portas de giro

Consideradas como de “abertura clássica”, as portas de giro estão presentes em quase todos os projetos mobiliários, devido à sua economia e funcionalidade.

As ferragens para este modelo geralmente são mais em conta, utilizando apenas dobradiças.

Quando se opta por este tipo de portas, é necessário considerar a disposição do mobiliário dentro do local, de modo que elas não acertem nenhum outro elemento, garantindo uma boa circulação, mesmo quando estiverem abertas.

Portas basculantes

As portas basculantes são similares às portas de abrir tradicionais, porém a dobradiça é colocada na horizontal, fazendo a porta abrir para cima.

Elas são muito usadas em armários suspensos ou de parede, pois facilitam a organização dos cômodos e otimizam espaço.

Sua grande vantagem é proporcionar um ótimo armazenamento, sem prejudicar a área de circulação dentro do local onde é instalada.

Quais são suas principais diferenças?

As portas de giro têm uma aplicação mais comum em armários inferiores. Em contrapartida, aos armários com portas basculantes são amplamente utilizados em móveis altos (aéreos ou de parede).

Outra diferença se relaciona com a abertura das portas. Por ocupar mais espaço, as portas de giro limitam o movimento natural dos braços, enquanto que as basculantes permitem uma abertura mais confortável, que beneficia a movimentação natural dos usuários.

A facilidade das atividades realizadas no local também deve ser avaliada. Nos móveis com portas basculantes a abertura não invade o espaço, pois ao realizar alguma atividade nessa área, é evitado qualquer tipo de acidente ou golpes. Com as portas de giro, se você estiver procurando algum objeto, corre o risco de levar um golpe ao se levantar ou movimentar bruscamente, por exemplo.

Finalmente, outra diferença é a estética. Os móveis com portas basculantes permitem a continuidade de linhas retas horizontais, simetria que não é possível de manter com as tradicionais portas de giro.

Conheça os articuladores Top Stay SQ da Ez’door!

Adicionar elegância e praticidade aos seus projetos mobiliários agora é mais simples, com o sistema para portas de elevação Top Stay – SQ que a Ez’door disponibiliza.

Com frentes únicas para armários aéreos, eles abrem as portas para cima, tornando-os perfeitos para móveis de parede, mesmo com portas altas.

Eles oferecem fácil abertura, permitindo um ângulo de 107º. Suportam portas de até 500mm de altura, além de uma nova versão para portas de até 700mm.

O fechamento amortecido e progressivo, velocidade de fechamento suave e regulável, e abertura ajustável e regulamente para a força de fechamento são outras das características desta inovadora ferragem.

Saiba mais sobre essa inovadora ferragem aqui!

Quer garantir mais conforto e acessibilidade na sua rotina?

Inclua as ferragens exclusivas e de qualidade da Ez’door nos seus projetos!

ACESSE AOS NOSSOS PRODUTOS AGORA!